Coren-PE leva treinamento em Primeiros Socorros a equipe multiprofissional de creche na Zona Sul do Recife
Na última terça-feira, dia 04, representante do Coren-PE esteve na Creche Municipal Aritana, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, levando treinamento de alto nível em primeiros socorros. O objetivo da ação é capacitar professoras(es), auxiliares e demais funcionários da unidade para agirem de maneira rápida e efetiva em casos de emergências como engasgos, quedas, paradas respiratórias e outras.
O coordenador da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho, Dr. Tacísio Gomes, foi o representante enviado para a condução do treinamento e não escondeu a emoção de contribuir com o projeto. “O ambiente escolar, especialmente nas creches, exige um olhar atento para a segurança das nossas crianças. Pequenos acidentes, engasgos e outros incidentes podem acontecer a qualquer momento, e a diferença entre um susto e uma tragédia está na rapidez e na capacitação de quem presta o primeiro atendimento pois saber o que fazer faz toda a diferença. Por isso, iniciativas como esta são importantes. Ao capacitarmos professoras e demais profissionais da educação, estamos não apenas garantindo uma resposta mais eficiente em situações de emergência, mas também fortalecendo a cultura do cuidado e da prevenção.”
Embora o pedido pelo treinamento tenha partido espontaneamente pela Direção da creche, a iniciativa acaba atendendo a determinações federais, instituídas pela lei número 13.772/2018, batizada de Lei Lucas, a qual determina, entre outras coisas, que toda instituição de ensino, pública ou privada, ofereça cursos de primeiros socorros para professores e funcionários.
O presidente do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, atesta a plena capacidade técnica e científica de enfermeiros e enfermeiras para a condução desse tipo de treinamento e reforça o compromisso do Conselho em subsidiar condições para que essas ações sejam executadas. “O Coren-PE, em sua essência, atua como guardião da sociedade, ao trabalhar para garantir uma assistência de Enfermagem segura e adequada à população. O nosso compromisso como guardiões, no entanto, não se limita apenas à normatização e fiscalização do exercício profissional da Enfermagem, mas se estende para a promoção e apoio a ações que levem treinamentos e orientações de qualidade sobre condutas de prevenção em saúde e em situações emergenciais, como as citadas na Lei Lucas, por exemplo. Podem sempre contar conosco.”