15 de janeiro de 2025

ImprensaNotícias

Trabalhadores enfrentam condições inadequadas no Hospital Estadual Alfa, localizado no Recife

Operação de fiscalização conduzida pela Fiscalização e pela Assessoria Jurídica do Coren-PE constatou condições inadequadas de trabalho, com profissionais e pacientes enfrentando temperaturas elevadas.

Nesta quinta-feira (9), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou uma operação no Hospital Alfa, situado no Recife. A ação foi feita com o objetivo de analisar o quantitativo adequado de profissionais e condições seguras para o exercício profissional. Na oportunidade foi identificado condições precárias de trabalho nas enfermarias da unidade devido à falta de ar-condicionado e ao calor excessivo.

Uma equipe formada por seis fiscais e a Assessoria Jurídica do Coren-PE esteve no local para verificar a assistência de Enfermagem ofertada à população. “Estivemos no hospital e constatamos as precárias condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais de enfermagem, como a falta de funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, além de um déficit de enfermeiros e irregularidade no registro da responsabilidade técnica de Enfermagem, que estava vencido”, afirmou Dra. Ivana Andrade, Coordenadora do Departamento de Fiscalização.

Após a avaliação, a equipe do Coren-PE se reuniu com a diretoria do hospital e com o engenheiro responsável pela unidade para discutir as irregularidades constatadas. Durante a conversa, os representantes do hospital garantiram que as falhas nos sistemas de ar-condicionado seriam solucionadas até o final de janeiro. Além disso, o déficit de pessoal, incluindo a falta de enfermeiros, foi formalmente notificado e o representante legal se comprometeu a tomar as providências necessárias para cumprimento da irregularidade. O Coren-PE continuará acompanhando o caso para assegurar a regularização das inconformidades, inclusive as condições de trabalho, e o cumprimento dos prazos estipulados.

 

Nota de edição: No texto original, publicado em 10/01, às 08h47, havíamos informado que o problema nos aparelhos de ar-condicionado era nas UTIs da unidade, mas na realidade o problema é nas enfermarias. Ajustamos essa informação em 10/01, às 14h25.