Fórum do Coren-PE debate saúde da pessoa com deficiência e acessibilidade no Recife.
Evento destacou desafios e avanços na acessibilidade e no cuidado à saúde de pessoas com deficiência
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou, na última quinta-feira (17), o 2º Fórum em Saúde da Pessoa com Deficiência (Foco – PCD), evento que reuniu profissionais da área da saúde para discutir os desafios e avanços no cuidado à saúde das pessoas com deficiência. O encontro, que foi realizado no Centro de Eventos do Recife, na Imbiribeira, destacou a importância da acessibilidade e da inclusão no sistema de saúde, com um olhar especial sobre o papel da enfermagem.
A programação do fórum contou com palestras, relatos de experiências e apresentações culturais que enriqueceram as discussões ao longo do dia. A abertura oficial ocorreu às 9h e contou com a presença do Dr. Gabriel Gomes, o conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Enfermagem Intercultural e Atenção às Populações em Situação de Vulnerabilidade, assim como, Drª Thaise Torres, vice-presidente do Coren-PE e Drª Evellyne Melo, vice-coordenadora do Sistema Educacional Lavoisier.
Seguida de uma apresentação cultural da artista, bailarina e professora Joelma Lopes. O evento também trouxe o emocionante relato de Drª Silvana Lira, que compartilhou sua experiência como enfermeira e mãe atípica, lançando luz sobre os desafios diários enfrentados pelas famílias de pessoas com deficiência.
A conferência realizada pela Drª Elisangela Czekalski, Drª Eduarda Melo e Drª Estela Medeiros abordou o tema: Enfermagem no cuidado à saúde de populações em situação de vulnerabilidade com ênfase na saúde da Pessoa com Deficiência. A mesa destacou a necessidade de uma abordagem humanizada e inclusiva no cuidado à saúde, reforçando que as populações vulneráveis, como as pessoas com deficiência, precisam de atenção redobrada para garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade.
O período da tarde contou com uma apresentação cultural de Maracatu, promovida pela Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB/PE), seguido de um novo relato de experiências com a Drª Fabíola Maciel, a Drª Maria Celeste e mediada pela Drª Evellyne Melo. O momento trouxe uma perspectiva prática sobre as particularidades no atendimento a pessoas com deficiência.
Encerrando o dia, a palestra Acessibilidade e Autonomia da Pessoa com Deficiência, conduzida pelos Drs. Paulo Fernando da Silva e Marconi Barkokekas, discutiu os avanços e as lacunas que ainda existem no caminho da inclusão. Os palestrantes ressaltaram a importância de políticas públicas que incentivem a autonomia das pessoas com deficiência e a necessidade de adaptação contínua do ambiente de trabalho e dos serviços de saúde.
“O II Fórum do Coren-PE em Saúde da Pessoa com Deficiência, se constituiu em um momento profícuo, oportuno e de grande magnitude para a construção científica e de sensibilização no âmbito dessa temática tão necessária e importante. Os participantes em geral, foram estimulados a uma verdadeira imersão no tocante ao tema, nos campos legais, éticos, assistenciais, políticos e sobretudo humanístico, com ênfase na interculturalidade como balizadora da promoção da equidade no contexto da saúde como um todo. O evento em comento, reafirma o compromisso do plenário do Coren-PE no fortalecimento da Enfermagem, sobretudo e em especial no tocante à saúde das pessoas com deficiência.” destacou Dr. Gabriel Gomes, coordenador do evento.
O fórum marcou mais uma importante ação do Coren-PE, que tem se consolidado como um espaço de debate e construção de políticas de saúde mais inclusivas e equitativas. O Conselho segue reforçando o compromisso com a promoção de uma assistência de enfermagem mais humanizada e acessível, garantindo que as necessidades de todas as pessoas estejam sempre no centro das discussões.